Uau! Que orgulho!

Não só por ser portuguesa e os tugas estarem a fazer progressos nesta matéria tão importante como vejo os meus amigos de infância a serem parte activa desta investigação. Quem diria que o Pedrocas agora até já é cientista...time goes by...so fast!
Até me apetece ligar para o mini-mercado das Alcanadas, só para dizer: Parabéns, Dona Albertina, pelo rico filho que tem! Hehehe, é o orgulho da aldeola no seu expoente máximo.

Investigação/Sida

Portugueses demonstram inibição da entrada do VIH-1

por LusaHoje
Portugueses demonstram inibição da entrada do VIH-1
Investigadores do Instituto de Medicina Molecular (IMM), Lisboa, mostraram como determinados medicamentos antivirais inibem a entrada do vírus VIH-1 nos glóbulos vermelhos e brancos humanos, num trabalho que será publicado na revista PLoS ONE.
Os resultados com estes fármacos - um já aprovado e outro em desenvolvimento para uso clínico - indicam aspectos que devem ser levados em conta quando se concebem e desenvolvem antivirais contra o vírus que provoca a sida.
Estima-se que diariamente sejam infectadas mais de 15 mil pessoas em todo o mundo, sendo Portugal o país europeu com maior taxa de novas infecções, afirma o comunicado do IMM, que noticia a descoberta.
Hoje em dia são usados medicamentos que visam manter a carga viral sanguínea em níveis baixos, mas há outras alternativas como os "inibidores de fusão".
Foi este tipo de fármaco o estudado no IMM, nomeadamente o enfuvirtide e um fármaco de segunda geração chamado T-1249, e que inibiu a fusão das partículas virais com as membranas das células, actuando, assim, antes da entrada do próprio VIH-1.
 "O nosso trabalho vem mostrar que os fármacos de segunda geração podem ter ainda maior eficácia e uma das razões está na maior afinidade que têm para as membranas dos glóbulos vermelhos e dos glóbulos brancos", afirma Pedro Matos, primeiro autor do estudo.
Para Nuno Santos, Diretor do Unidade de Biomenbranas do IMM e líder da investigação agora publicada, os resultados são "relevantes principalmente para o desenho destas novas drogas, porque vêm mostrar que o mecanismo de acção destas drogas não funciona exactamente como se julgava".

1 comentário:

  1. Ahn.. sim senhora! A tua aldeia respirou de alívio. Finalmente alguém se destaca AHAHAHAH

    É que em ti, já perderam a fé eheheheheh

    ResponderEliminar