Et voilá, Paris!! (continuação - Ler primeiro o post abaixo, sim?)

Dica #8 - Sacré-Coeur, Montmartre, Moulin Rouge

Mais um percurso muito simples, que "apanha" muitas coisas giras. Acho que a melhor saída de metro é a Anvers. Vai ter que subir bem até à basílica Sacré-Coeur. Custa, mas depois do esforço, a paisagem que temos lá de cima fica ainda mais bonita.

Seguimos pelo lado esquerdo da basílica e começamos a descer aquelas ruazinhas estreitas, pela zona de Montmartre - o bairro dos artistas. Esta foi a zona de que mais gostei em Paris. Aquela Place du Tetre, com os artistas todos, os cafezinhos acolhedores, as pastelarias típicas de Paris, aquelas cores fortes num final de tarde... é como se estivessemos num cenario de um filme de época.









Nestas ruas também há lojas de souvenirs que são muito mais giras que aquelas que estão na parte baixa da cidade, é favor não gastar o orçamento todo antes de ir a Montmartre.


Continuamos a descer as ruas, agora em busca dos cabarets  e do mítico moinho vermelho. Gaja que é gaja chorou a ver o Moulin Rouge (o filme), não é? E lá está ele. Naquela rua cheia de neons vervelho com pernocas a subir e a descer. Se o leitor tem centenas de euros para ir ver um espectáculo de Can Can lá, avance. Se é pobre como eu, tire a foto da praxe e vá para casa jantar, contente na mesma.


Dica #9 - Notre Dame e Saint Michel


Gosto muito de igrejas, não porque seja uma religiosa fervorosa, mas porque gosto da aura especial que há dentro delas. E penso sempre na quantidade de gente que recorreu aquele lugar por qualquer motivo. Notre Dame tem uma aura, como lhe chamei, muito forte. Quando entrei, estava a começar a missa. E à magnífica construção com reflexos coloridos dos vitrais, juntou-se a musica do orgão o que criou logo outra atmosfera.

Não muito longe dalí está o bairro de Saint Michel, também muito pitoresco, com as ruazinhas de restaurantes. Ideal para jantar ou beber um copo.

Dica #10 - Outras coisas a ver, por zonas.

Opera Garnier (é a ópera nacional de Paris, um edifício simplesmente deslumbrante) e as Galeries Lafayette.(o bilhete metro Paris-Visite dá descontos aqui).Pere Lachaise  (é o cemitério, que eu queria muito muito ir para ver os túmulos do Oscar Wilde e do Jim Morrison, mas estava fechado pela tempestade que tinha havido naquela noite. Não é sinistro, é maravilhoso).
Pont Alexandre III (de onde tirei a foto daquele primeiro post sobre Paris) e Les Invalides.   

Para quem gosta muito de museus, o d'Orsay e o Georges Pompidou.

Dica #11 - DisneyLand

Ok, Ok, Ok, que não é para a minha idade, que é para miúdos, que é caro (e é, e é, mas, mais uma vez, o bilhete Paris-Visite dá 20% de desconto), mas a criança dentro de mim manifesta-se e lá vou eu ver o Mickey, a Minie, as Princesas Disney (e não é que a Branca de Neve é uma japonesa? Realmente...faz sentido... pele branca e lábio vermelhos... é uma gueixa!), andar nas diversões (a que gostei mais foi a do Rock'n Roller Coaster, no Disney Studios. O truque é ir o mais cedo possível, não perder tempo a andar naquele comboio lateral, olhar sempre muito para o mapa do parque e não esquecer de ver a Parade ao final do dia onde é impossível que alguem, por mais insensível que seja, não esboce ao menos um sorrisinho ao ver as queridas personagens Disney. Eu até saltava e acenava.


 Em cima, imagens do Labirinto da Alice, onde eu andei as voltas, ajudei as cartas a pintar as rosas e quase que era degolada pela rainha. Tinhamos mesmo que passar por aquelas portinhas para encontrar a saída, hehe  (by the way, hoje vou ver o filme do Tim Burton, à pois vou, à pois vou, á pois vou).

E foi assim o Post sobre paris, que nem foi guia, nem foi descrição, nem foi nada, foi uma misturada de coisas e fotos de que eu gosto. Espero que os que já foram tenham gostado de rever estas imagens e que os que não foram pensem mesmo em ir, por que vale a pena. Ainda melhor se forem com a cara-metade, que aquilo é ideal para o romance e está cheio de casaizinhos... blheeeerrrc pensei eu, cheia de inveja deles :P


Bisous Bisous mes amis :)

3 comentários:

  1. Anónimo19.3.10

    Sim, não há duvidas que Paris é uma cidade mágica que vale a pena visitar. Faz mais ao menos uns 10 anos que eu não vou a França, mas já visitei esses sitios quase todos. Por acaso os que não visitei que tu apresentas aí, acabam por ser aqueles que eu gostaria mais de ver nos dias de hoje, que é a área de Montmartre, mas pronto, talvez aí vá numa outra altura. **

    ResponderEliminar
  2. Sim, da próxima vez, não podes deixar escapar a zona de Montmartre!!! E vai ao final da tarde, o chamado "Lusco Fusco", quando todas aquelas cores ganham vida!

    ResponderEliminar
  3. HUlé Fi... Recomendares Monmartre ao "Lusco Fusco" Hu hu... atention ma petite! un peut dangereux, specialment pour les garçons/hommes! Fait Gafe! lol :p

    ResponderEliminar