Et voilá, Paris!!

Et voilá, o post sobre Paris, aquele que faltava. Vai ser muito basicozinho, não esperem grandes descrições de tudo o que eu vi nos dias em que por lá me passeei. Paris é demasiado grande e tem demasiadas coisas pra nos pormos aqui com enumerações e decrições que facilmente se encontram na wikipédia.
Vou então apresentar a minha estada na Cidade Luz (ou, para os japoneses, a Cidade Flor - sabiam esta, hein?) sob a forma de um piqueno (é de andar a ler muito sobre congressos do PSD), vá, vamos lá acabar esta frase...um piqueno texto com dicas sobre como aproveitar da melhor forma a sua viagem a Paris,. Na verdade, estas dicas são mais coisas que inventei à pressa, um pouco ao calhas para mostrar umas quantas fotos de que gosto ou que me fazem recordar pontos importantes destas férias. :)
Mas vamos lá ver se vai fazer algum sentido no final...

Dica #1 - Ainda dentro do avião pronto a levantar voo, atente o leitor no sotaque inglês do staff da companhia aérea low cost que escolheu. Se a companhia for espanhola e se chamar AirEuropa, aseguro-lhe que lhe vai proporcionar momentos de verdadeiro "riso interior". Por isso preste atenção quando essa gente começar a "falar" inglês. Se o leitor tem carcanhol e só voa em companhia de jeito e até em executiva, por favor, não se ria muito da desgraça alheia.

Dica #2 - Não deixe de ver Lisboa desde o avião. Estranhamente, eu senti uma especie de carinho/nostalgia quando estava a ver Lisboa da janelinha. Esta que nem é a minha terra! Eu que nem sou de cá! mas assim foi, que não é só Coimbra que fica mais bonita na hora da despedida. 



Dica #3 - Se o seu voo for cancelado e tiver que pernoitar em Barajas, não deixe de provar a excelente comida espanhola, especialmente las "biatiatas gordiurosias com quiarne estrianha e
muolho nojiento".


Dica #4 - Chegado a Paris, cansado da viagem, tire o resto do dia e descan...NÃÃÃO! Nada de dormir muito, há que ver Paris de dia e de noite, aproveitar para ver o mais que puder e, acredite, não vai ser suficiente. 
Comece por comprar um Guia de Paris - se for azelha como eu e não tiver comprado antes.


Agora começamos mesmo a falar de Paris, por isso, copie este link para outra janela e vá ouvindo a musica enquanto lê o resto do post, muito mais bonito assim , hehe:

http://www.youtube.com/watch?v=JzH48aXSBlE

Dica #5.1 - Vá à Torre Eiffel de dia. Et les Environs.
Saia no metro do Trocadero. Aí tem-se a melhor vista para a Torre, aquela que aparece nos postaizinhos todos. Aproveite para tirar as fotos da praxe. Não fale portugês porque praí 98% dos rapazes que vendem os porta-chaves da torrezinha (o souvenir mais vendido do mundo) são senegaleses que por alma de santos vários estiveram a trabalhar algum dia em Lisboa e vão abordá-lo. E não vai conseguir sair de lá sem ter comprado pelo menos 17 porta-chaves, 3 torres grandes e um relogio banhado a ouro para o pai e outro para a mãe. Eu propria, que afirmei que não trazia nada dessas coisas com Torres Eiffel para ninguém... bem.. falhei um bocadiiiiinho nessa promessa, só um bocadinho...






Escolha um dia não muito ventoso para subir à torre Eiffel. Quando está muito vento, eles fecham o terceiro ou mesmo o segundo andar e assim nem vale a pena subir. E..quem não subiu à Torre não foi a Paris não é? Vale mesmo a pena esperar, lá em cima tem-se uma vista deslumbrante. Uma boa ideia é uma pessoa estar na fila enquanto a outra vao comprar crepes àquela roulotte verde em frente à Torre, ao pé do Sena. Ao enfardar essa maravilha francesa o tempo vai passar muito mais depressa!


Dica #5.2 - Vá à Torre Eiffel de noite.

Porque tem mesmo outro encanto. Ela tem umas luzinhas azuis que cintilam nos primeiros 5 minutos de cada hora, apartir das 19h. Por isso, programe o relógio! é normal ouvir um suspiro generalizado nesse momento. Aproveite para tirar mais fotos da praxe. Os senegaleses continuam lá, atenção.

Dica #6 - Ande nos Bateaux-mouches. São aqueles barcos compridos que navegam ao longo do Sena. É uma boa actividade porque é uma experiencia engraçada, aprende-se sobre Paris porque a viagem é guiada e, mais uma vez, dá-nos muito boa orientação geográfica. Há outra empresa que nas a dos Bateuaux-mouches que é a Bateaux Parisiens, que é a mesma coisa e fica mais barato se se tiver comprado o bilhete de metro Paris-Visite (que também vale a pena comprar porque além de ficar mais barato, dá vários descontos).

Dica #7 - Louvre -Tuleries - Concorde - Champs Elysees

Pela manhãnzinha, levantar cedinho, comer o croissant e  rumar ao Louvre, que aquilo é enoooorme, é mesmo enorme e eu estive lá hooooras dentro e não vi nem 1/5. Essencial alugar o audioguia e seguir os percursos que eles têm que são muito giros, sempre com dicas: "agora vire à direita e vá por ali, agora por acolá, olhe para este lado, olhe para aquele"... parece que estamos a jogar aquele jogo da caça ao tesouro e somos a Catarina Furtado, lembram-se?  Nada de imagens da Mona Lisaa, da Esfinge, da Venus de Milo, Victoire de Samothrace, os apartamentos de Napoleão  e outras que toda a gente sabe (que são espantosas e adorei ver, não tou a desvalorizar). Aqui estão  algumas imagens de obras que, por algum motivo, me fizeram sorrir.

Isto é um homem ou um cavalo?                                 Elas são irmãs...não percebo...porque ...






















Eu também ficaria intrigada se me tivessem feito uma coisa assim...                                                                  

                                                                           É ali que está! Ali! Ali! O Dan é que sabe!

Saindo do Louvre, continuamos em frente e surge o Jardim Tuleries, cheio de arbustos recortados em diversas formas, lago com patinhos, bancos e tudo o mais necessário para sentar um bocadinho e apreciar. Depois de alimentar a bicheza com os restos da sandes (que deve necessariamente ser feita com baguete), continua-se em frente e vamos dar à Place de la Concorde, onde está o obelisco que napoleão trouxe do Egipto. Só depois de vir de Paris é que soube que também há um obelisco em Lisboa...shame on me...
 E depois da Place, les Champs Elysees!! É giro reparar como a taxa de modelos, (que já é muito mais alta em Paris do que em Lisboa ou Madrid) sobe consideravelmente...é só miudas altíssimas, magríssimas e super fásh. Gostei muito de passear ali, e cumprindo com o prometido, cantei a musica do Joe Dassin assim para o alto, com direito a dança e ficar corada.  Tudo gravado em vídeo. :)
 Para terminar (ao final da tarde é muito boa hora para isso),  uma visita ao Arco do Triunfo. Lá de cima vêm-se todas  as avenidas da Charles de Gaule-Etoile.  Paris é mesmo grande, uau!


(foto que tirei sujeitando-me a ser fortemente albarroada por um carro)

Sem comentários:

Enviar um comentário