Contrastes da Minha Aldeia

Na minha aldeia há um centro recreativo.
Mas isso, isso há basicamente em todas as aldeias.
O centro recreativo está mesmo no centro da aldeia, aonde todas as pequenas estradas vão dar, como na maior parte das aldeias.
E nesse centro comem-se tremoços e pevides e bebem-se imperiais bem tiradas. Joga-se às cartas e ao dominó também.
Mas isto não é muito original, embora seja cada vez mais raro.
O que me cativou, para falar sobre este centro, é que no singelo largo da frente lhe colocaram um painel de azulejo, bem simples e bonito. Num branco com motivos de um azul forte, daquele azul de que são pintados esses azulejos tão portugueses.
Tradicional painel esse que tem escrito...

... o website da aldeia.

Achei esta dicotomia maravilhosa e não pude deixar de sacar da maquina e tirar umas fotos, mesmo sob o olhar desconfiado de um velhinho que por lá passava, para ir ao centro beber a sua bica, certamente.
Talvez mais tarde o velhinho retornasse aquele largo para conviver com outros e gozar da merecida velhice.
De facto, todas as tardes se juntam lá os velhos da aldeia, naquele que dá pelo nome...

...de Largo da Juventude.

















**







4 comentários:

  1. ahahah já tinha reparado no site!
    Já pesquisas te "Alcanadas" no wikipédia? Está surreal... Quem o fez não tem a minima noção de história. Ora diz: "Tem muita história por possuir uma o que se parece crer que é uma sinagoga (devido a presença de árabes na região) "
    Quem escreveu isto deve de se enfiar no buraco mais fundo da Mina das Alcanadas loool Então as sinagogas são para os Árabes/ Mouros?

    Sinagogas = Judeus
    Mesquitas = Arabes / Mouros

    É por estas e por outras que se passam vergonhas! Mas pronto, o wiki é sempre um pouco duvidoso!
    Bjinhos Fi

    ResponderEliminar
  2. ahhh e esqueci-me de te dizer que o meu pai quando ia beber café ao centro dizia sempre: "Vou até ao Pátio das Mentiras" lool (sabes a que me refiro!) em vez de: "pátio da Juventude" hihihi

    ResponderEliminar
  3. :) Bem, mas ao menos tem site na wikipedia (esse centro de conhecimento tão sério) o que já não é mau.
    Hoje lembrei-me do outro nome plo qual é conhecido o largo:

    "O Banco dos Apóstolos"

    - O que acho execelente porque realmente estão todos sentados virados para a frente (como até se pode perceber pela foto, com as cadeiras alinhadas).
    Acho um piadão quando pergunto á minha avó onde está o avô e ela responde:
    -"Está sentado no Banco dos Apóstolos."

    E depois querem que eu não ache a minha aldeia brutal.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13.4.10

    alcanadasssssss ass: maninho

    ResponderEliminar