São Ténis ou Sapatilhas?

 Aproveitando o repto deixado por uma amiga minha no seu Facebook, também eu quero ver esclarecida esta questão tão importante. Parece-me inadmissível que ainda não tenha sido aproveitada para figurar na agenda de qualquer partido com voto na assembleia. Porque não um referendo nacional sobre esta matéria?

Porque, afinal, diz-se Ténis ou Sapatilhas?

Toda a vida chamei de sapatilhas, mas os amigos alfacinhas insistem na chacota, que isso é errado, que estava bem era a sachar batatas na terreola de onde venho...e etc e tal... uns queridinhos!!

E vocês, o que chamam a isto?

26 comentários:

  1. Rua do breiner, Porto19.3.10

    na minha opinião os mouros do sul tem uns neurónios a menos.
    Sapatilhas.

    ResponderEliminar
  2. na minha terra, ténis é um desporto, e acredito que em lisboa tb!! por isso nao me venham ca com tretas que eu cá uso sapatilhas!!

    ResponderEliminar
  3. Istari19.3.10

    Sapatilhas é mesmo palavra à bimbarola!

    ResponderEliminar
  4. Hoje perguntei a um madeirense como se dizia lá na ilha. Parece que por lá também de diz Sapatilhas...

    ResponderEliminar
  5. Fi!!! Aqui a (Mi) amiga do Facebook tem novidades... Então como sabes abri as mesas de voto nesta matéria e têm-me caido mails para a mha caixa de entrada dizendo coisas tais como: "sapatilhas é para as meninas do ballet". Eu que já fui uma dessas meninas do Ballet nunca ouvi tal coisa... Sabrinas é para as bailarinas, Ténis é o desporto e Sapatilhas é o que usamos na rua!!! Vejam no dicionário (pode-se usar as 2 palavras Ténis/ Sapatilhas assim como as sabrinas - sapatos razos ou de desporto! ah e não se faz ginástica acrobática de sapatilhas, mas sim de sabrinas!). E na mha terra sacham-se as batatas de galochas/botas de borracha (isto é outro dilema lol) ahahahah!Que ignorância! Viva as Sapatilhas

    ResponderEliminar
  6. Hahahaha, viva as Sapatilhas, Urra!!!
    Thanks pelo comentário, Mi.
    Há muito tempo que eu vivia nesta dúvida existencial das Sapatilhas ou Ténis, obrigada por me mostrares o caminho da luz :D

    Essa das botas de borracha é outra. Ainda à pouco tempo tive a discutir esse dilema com um sapateiro da nossa vila. Porque eu fui lá buscar o que eu chamei de botins (umas botas curtas de salto alto) e ele não achava porque para ele botins são botas de borracha. Eu disse que para mim botins eram aquele tipo de botas e galochas sim, é que eram botas de borracha... Mas não nos entendemos...
    Ao menos não me aumentou o custo do arranjo pela discórdia!

    ResponderEliminar
  7. Manoel, Vila Real de St. António21.3.10

    mas que discussão mais inútil. Mais parolo do que quem chama ténis ou sapatilhas é quem perde o seu tempo a fazer um post no seu blog sobre isso.
    ganhem juízo.
    vão trabalhar.
    está tudo maluco.
    porra.

    ResponderEliminar
  8. Caro Sr. Manoel,

    Considera a discussão inútil e no entanto decide alimentá-la deixando um comentário pessoal, devo dizer, também ele inútil. Um bocadinho contraditório, hein?

    Vamos trabalhar? Porque aqui se perde tempo? Então suponho que o caro Manoel seja analista de blogs profissional, caso contrário, de outra forma não gastaria aqui o seu precioso tempo não é?

    Eu escrevo sobre o que bem me apetece e o Sr. Manoel de Vila Real de St. António pode bem ir a Ayamonte ver se lá está a chover.

    ResponderEliminar
  9. andre25.3.10

    ténis como é óbvio!!sapatilhas são só para a ginástica ou para o ballet.

    Nota: sou alfacinha de gema.

    ResponderEliminar
  10. Pois, que o lisboeta gosta do ténis! Ou, em algumas àreas de Lx o chamado "Téne"!... que fazer? Só mesmo legislando, é que só assim!

    ResponderEliminar
  11. andre26.3.10

    o "Téne"??Lol, essa para mim é nova!Só agora vi o comentário da Mi e achei piada porque para mim sabrinas são sapatos assim:

    http://flaviakitty.com/blog/wp-content/uploads/sapato.jpg

    sem salto e mt apropriados para o verão, quase uma versão de sandálias mt mais femininas.

    ResponderEliminar
  12. Não são só os lisboetas que dizem ténis. Também nunca vi ninguém no Ribatejo, Alentejo ou Algarve a dizer: "Ai comprei umas sapatilhas da Nike mesmo giras!"
    Bimbarolas... :P

    Sapatilhas... usam-se em ginástica acrobática, ballet, dança interpretativa... entre muitas outras actividades desportivo-culturais.

    Sabrinas, como o André diz, usam-se no Verão (também há muita maluca que as usa no Inverno, mas para mim não dá, demasiado frescas para isso.But if you like it, go for it). Não para dançar, até porque não são assim tão maneáveis como isso.

    Não sei onde é que esta gente andou no ballet...

    ResponderEliminar
  13. Quais bimbarolas quais quê...

    Alguem do Ribatejo, Alentejo ou Algarve para contrapôr?

    Já agora....porque é que a ginástica tem que ser acrobática?
    E porque é que a dança tem que ser interpretativa?

    E o que são maneáveis?

    ResponderEliminar
  14. Ai agora é que eu vi isto!
    Enfim Fi, Qualquer destas 2 palavras estão correctas, porém "cada macaco com o seu galho" e cada qual diz como bem lhe apetece! Só não acho correcto dizerem: "ah e tal «sapatilhas» não se diz, é so para o ballet, ginástica, etc..." Dicionários servem para alguma coisa minha gente.

    Fiz ballet sim, em Paris e no primeiro ano que cheguei a Portugal.. E mais tarde ainda frequentei um ano no orfeão portanto digo ao sr/sra Istari que Sabrinas era a palavra que utilizáva-mos. No entanto sim, tem razão.. Sabrinas TAMBÉM são sapatos rasos e ohlé se eu gosto de as usar!! :p

    E pronto, mais não digo acerca deste assunto! Deu para constatar que os Lisboetas não entendem que ambas as palavras são utilizadas para o mesmo prepósito e de x em quado podem dar o braço a torcer... O mesmo acontece com "Galochas - Botas de Borracha" / Texto - tampa / Concha - Cocho / Treze - "Treuze" / Dezoito - Dezôito / Vinte e dois - Vinte dois" and so on.....

    (já viste o que provoquei Fi lool "Revolta das Sapatilhas", ou melhor: "Revolta dos Ténis" lol

    ResponderEliminar
  15. Hahaha, Mi., o teu repto foi um achado, deu no post com mais comentários do meu mísero blog - metade são os meus mas isso não interessa nada.

    Eu concordo contigo, são duas maneiras de dizer, cada qual diz como quer, todos estão certos mas...eu é que tenho razão! É, eu nestas coisas sou muito tolerante :P

    Dizer ainda que hoje, dez anos depois, sinto ainda uma ligeira frustração por não ter conseguido convencer a minha mãe a deixar-me ir para o ballet em Leiria contigo! buááááá, queria taaanto, taaaanto!!!

    Dizer ainda mais, que eu também sou adepta das sabrinas, em qualquer estação, desde que não esteja a chover nem faça um frio de rachar. Uma saia bonita, um collant opaco quentinho e uma sabrina catita é um muito bom outfit para o Inverno, oh se é!

    Outra coisa que andam sempre a embirrar comigo é estada/estadia. Para mim, nos hoteis diz-se estada. E hei-de embirrar em dizer estada! estada! estada! Ainda que toda a gente ao meu redor diga estadia. Mas como é que eu hei-de dizer isto...hum..., vá... eu... TENHO RAZÃO (como sempre, ou...quase sempre :P)

    ResponderEliminar
  16. Já que gostam tanto de dicionários por aqui...cof cof:

    "maneável, adj. que se pode manejar ou manear"

    continuam sem perceber?

    "manear, v. tr. manejar; manusear"

    querem trocar por míudos? Consegues agarrá-la com as mãos e dobrar, torcer, etc e tal.

    E sim, denotei uma resposta nada objectiva da tua parte.

    E sim, também andei no ballet. Em Lisboa. Talvez tenha sido esse o problema.

    Sou nascida em Lisboa, descendente de alentejanos e mais ligada à cultura alentejana que à lisboeta... conto como 2 votos? Se não conta, não brinco mais

    ResponderEliminar
  17. Ah... e tu podes dizer Sapatilhas à vontade, à volta de Lisboetas. Nós não te dizemos nada... só nos rimos, portanto, não somos nós que somos intolerantes com o uso de várias palavras para o mesmo conceito... vocês é que... vá... são (e por vocês, entenda-se a Fi - ou não tivesses tu tanta ganância de ter razão, que até um post fizeste)

    EHEHEHEHEHEHEH

    ResponderEliminar
  18. Humpf...não fiquei convencida...

    Continuo a pensar que querias dizer maleável e te enganaste.

    Mas isso sou eu na minha teimosia.

    Todos os sapatos são manejáveis porque se podem agarrar com a mão mas só alguns são maleáveis porque se podem dobrar com facilidade o que, isso sim, influencia na dança.

    mas isto sou eu que sou do contra e.... tenho razão. :)

    ResponderEliminar
  19. Eu não queria escrever 3 comentários seguidos... mas Mi... essa do Sr. ofendeu aqui a minha alma.

    Mas pronto... lá diz o Pipo: "És um gajo de cabelo comprido..." por isso passa...

    I forgive you. But just because you were a ballerina as I

    ResponderEliminar
  20. Não... não queria. Até porque pesquisei (e o erro foi não ter ido logo ao dicionário, e, sim à net naquele momento) e maleável explicava que era a qualidade de alguns metais serem trabalhados... sapatos não são metais... logo... uhmm...

    mas fica lá com a torradeira, que não quero que chores toda a noite... jesus

    ResponderEliminar
  21. Pronto, pronto, vamos todos fumar o cachimbo da paz.
    Caso não resulte e a conversa dê para o torto,bem lá teremos que andar à porrada, ao murro e ao pontapé.
    E levamos todos sapatilhas calçadas.
    Mas cada um consoante a sua definição.

    :P

    ResponderEliminar
  22. Dar um pontapé de sapatilhas não é para qualquer um... ainda bem que andei 2 anos no Krav eheheheh

    SILENCE!!! I KILL YOU!

    ResponderEliminar
  23. Pronto, Pronto...
    Não quero ser alvo de um qualquer golpe do KRAV esMAGA.

    ResponderEliminar
  24. Peço imensa desculpa Srª/Menina Istari... sem ofensa :)

    Pois é o seguinte aqui a Mi quer mais é que vocês fiquem com os Ténis e Sapatilhas de Ballet (lol) que eu cá fico com as minhas Sapatilhas, as sabrinas de Ballet (que estão carinhosamente guardadas com o meu tutu ahaha) e as minhas sabrinas fashion que também uso no inverno num dia de solinho (confesso que concordo C/ a Istari.. ha ai cada maluca que usa sabrinas à chuva que até me arrepiam!)

    O que interessa é que nos entendemos.. xiii Realmente Fi eu arranjo cada 31 lol

    Olha quirida actualmente ballet já não digo mas umas corridas à volta da terriola bem precisava para ganhar resistência lool. Olha lá não queres calçar as tuas sapatilhas e vens comigo ao fds?? Pondera isso! hihi

    **

    ResponderEliminar
  25. Olá Quirida,

    Sabes, eu e o desporto nunca fomos aqueles amigos chegados não... mas bem que não me fazia mal nenhum ir correr ao fdsemana... Eu gostava de poder dizer que era por causa da resistência mas, verdade seja dita, é mesmo por causa da celulite :P

    Vou ponderar, vou sim. Quando menos esperares tens-me à porta de casa com as sapatilhas calçadas.

    :) bjts

    ResponderEliminar
  26. já agora:

    Bica, Cimbalino ou Café Expresso?

    eu cá vou ao café, mas peço uma bica

    EHEHEHEHEH

    ResponderEliminar